FUNDAÇÃO PRÓ BOMBEIROS

Saiba a motivação, o conceito por trás da criação, os objetos e metas almejados para grupo, e principalmente como você pode participar e fazer a diferença

 

A Pró Bombeiros, cujo nome completo é:
“Comissão permanente para conscientização, defesa e desenvolvimento da profissão de Bombeiro Civil no Brasil.”

É uma seção do ICBP-Instituto Brasileiro de Pesquisas em Emergência – Prof. Ivan Campos,
entidade de utilidade pública independente, sem fins lucrativos, atuando em todo território nacional, com objetivo de pesquisas e divulgação de informações seguras e confiáveis de forma clara, imparcial e acessível, nas áreas e para pessoal de saúde, segurança no trabalho, prevenção e ação em emergências, independentemente de formação, profissão e áreas de atuação, sejam professores, estudantes ou profissionais contratados ou voluntários: Bombeiros e brigadas; Médicos e Enfermagem; Engenheiros, Tecnólogos e Técnicos; Equipes de emergência e apoio, Hospitalar ou APH, profissionais de atividades de risco e entidades interessadas.

Após observar tantas situações inaceitáveis em volta da profissão de Bombeiro Civil, acreditar em grupos que até tinham vontade mas não conseguiam fazer algo, conhecer outros que realmente agiam de má-fé, e o pior, perceber o descaso da grande maioria dos próprios profissionais, decidi reunir um grupo de trabalho nos moldes mais próximos das melhores entidades que conheci, e com os princípios de valor elevado, para juntos com trabalho e empenho oferecer algo melhor.

A Pró Bombeiros foi concebida com a missão explicita em seu nome completo de:
Conscientização, defesa e desenvolvimento da profissão de Bombeiro Civil no Brasil.

Entendendo como Bombeiro Civil, todo estudante ou profissional novato ou veterano, seja contratado de forma direta, indireta ou voluntário em entidade idônea, mesmo que em situação irregular por uso de nomenclatura imprópria, ou situação de exercício profissional inadequada, entendendo ainda que quanto mais precária a situação, mas se fazem necessárias ações de apoio:

Criei a Pró Bombeiros com o mesmo coração e alma que preenchi o ICBP, não com intuito de ser “mais uma associação…” mas de ser referência nacional no assunto, não uma entidade de nome bonito com gente de boa vontade ou não, que querem fazer mas não fazem, ou fazem de forma tão ruim que seria melhor se nada fisese como em tantas entidades e movimentos que surgiram e estagnaram, ou oferecer promessas abstratas, eu garanto que não me envolveria em nada assim.
Criei a Pró Bombeiros para assumir os projetos, campanhas e ações que a profissão e profissionais  necessitam com urgência e ainda tem esperança que se realizassem, é meu desejo que a ProBombeiros consiga fazer a diferença, e que você participe.
Tenho em meu coração que a Pró Bombeiros é mais que uma comissão muito forte, que será um “movimento” com consciência e realizações grandiosas, dignas da profissão e do merecimento de cada pessoa por trás dos estudantes e profissional que a mantem.

A PróBombeiros, inicia os trabalhos com 3 metas principais que estão implícitas em seu nome completo: “conscientização, defesa e desenvolvimento”,  pois as 3 se completam e continuam,  sendo uma impossível sem as outras:

1- Conscientização:

Conscientizar os próprios profissionais,  autoridades, o mercado e a população em geral, sobre a existência e definição da profissão de Bombeiro Civil, em todas as suas variantes e amplitude de atuação, sua necessidade, aplicação e importância no cenário de segurança, prevenção e ação em emergências diversas.
Manter meio de contato aberto de forma permanente, para atender oferecendo orientação e apoio aos solicitantes, e promover campanhas par entendimento e consenso em assuntos importantes ao profissional.
Promover encontros mensais com profissionais e entidades afins, para debates sobre problemas e situações, que gerem propostas e iniciem ações para resultados co soluções concretas que atendam as necessidades e anseios que as motivaram.

2 – Defesa

Defender a profissão, através de campanhas contra movimentos nocivos a profissão, busca de entendimento, orientação e adequação de profissionais e entidades que por ações equivocadas  prejudiquem a profissão, e em caso de ações de má-fé e/ou criminosas, tanto de próprios Bombeiros Civis ou aproveitadores, quanto de pessoas ou entidades contra a profissão, denunciar as autoridades competentes.
Entendendo que alguns dos maiores inimigos da profissão estão entre os próprios profissionais, sejam tanto os que praticam má ações sem intenção ou os que praticam por má-fé, quanto os “bons” profissionais que pecam por não participarem das tomadas de decisão, deixando assim para outros com boas intenções ou não, o destino da profissão.
Buscar relacionamento com entidades afins para em colaboração desenvolver os trabalhos.

3 – Desenvolvimento

Este item é um dos mais fortes pilares para a profissão e profissionais serem a cada dia mais reconhecidos e valorizados. A promoção dos encontros mensais é fundamental para definição de pontos a melhorar, desenvolver e implantar estas melhoras e ainda acompanhar as metas atingidas de forma a mensurar o avanço dos grupos de trabalho, fazendo os ajustes necessários para que os objetivos sejam atingidos.
O desenvolvimento vai muito além do “técnico” falamos aqui de conceitos, de ética de participação em elaboração de Leis e Normas, de pequenos detalhes que fazem grande diferença no todo.

Se você compartilha desse objetivo, dessa visão, seja bem vindo, e podemos começar agora:

(ou nos próximos dias, já que alguns itens ainda estão em implementação no site)

 

VOTAÇÃO:

Um único voto pode ser a diferença, e pode ser o seu voto, participe das votações.
Temas em consulta podem ser votados aqui no site e estes votos serão levados e terão valor na assembleia, mas é necessário que no seu voto estejam alguns dados incluindo seu nome completo e numero de CPF para validação, a fim de evitar fraudes mantendo a credibilidade do sistema.

CONTATOS:

Envie sua duvida, sugestão, denuncia ou crítica pelo formulário de contatos, as mensagens serão respondidas sem exceção.
Em caso de urgência, existem números de telefones disponíveis.

FÓRUM

Alguns assuntos ficam em discussão aqui mesmo no site antes de serem levados as assembleias.
Faça seu cadastro para ter acesso de escrita no fórum, sem cadastro você pode ler, mas não pode escrever nos fóruns.
Participe dos fóruns, de sua opinião sobre os temas em discussão, por precaução leia as instruções do fórum antes de começar.

ASSEMBLEIAS:

Estas reuniões abertas acontecem mensalmente, para participar é necessário inscrição prévia aqui  no site, verifique o calendário e seja bem vindo.

DOAÇÕES E FILIAÇÔES

Ainda não é prevista abertura para associações na Pró Bombeiros ou mesmo no ICBP, mas doações são aceitas e podem ser anonimas ou constar na seção transparência onde todas as contas estão públicas.

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Nesta seção estão as principais dúvidas recebidas e suas respostas.

Concluindo, vamos seguir em frente,  há muito o que fazer e caso queira participar conto com sua ajuda, porque juntos somos muito mais que sozinhos.

Peço que ajude, divulgando a ProBombeiros, pedindo que mais pessoas e entidades participem.

Com votos de felicidades e sucesso.
Prof. Ivan Campos

Fundação da Pró Bombeiros em São Paulo-SP, 26 de agosto de 2010

 


contador de visitas
contador de visitas

Deixe um comentário