O BOMBEIRO CIVIL

Áreas de atuação

Apesar de terem sido inicialmente constituídos com a função de combate a incêndios, as funções dos bombeiros alargaram-se para quase todas as áreas da protecção civil. Conforme o país e o corpo de bombeiros, as várias áreas de intervenção dos bombeiros são:

  • Combate a incêndios florestais;
  • Combate a incêndios urbanos;
  • Combate a incêndios industriais;
  • Resgate em grande ângulo;
  • Emergência médica pré-hospitalar;
  • Salvamento aquático.
  • Desencarceramento em acidentes rodoviários e ferroviários;
  • Intervenção em incidentes eléctricos;
  • Intervenção em incidentes hidráulicos;
  • Intervenção em incidentes com matérias perigosas;
  • Intervenção em incidentes com redes de gás;
  • Corte de Árvores em risco iminente de queda;
  • Captura de animais correndo ou oferecendo risco.
  • Resgate de corpos ou bens submersos.
  • Prevenção contra Incêndio e Pânico.

No Brasil a maioria da população crê que todo bombeiro é militar. Poucos conhecem a existência do bombeiro civil, que pode ser empregado em empresas (normalmente nas brigadas de incêndio) ou participar de atendimento público como voluntário ou contratado, ou ainda como funcionário municipal.

No Brasil existem mais de 5.500 municípios e, destes, menos de 350 possuem bombeiros militares. A solução, principalmente na região Sul do país, tem sido os bombeiros civis, que atuam como voluntários em ONGs. No estado do Paraná existe o Projeto Bombeiro Comunitário, que é uma parceria entre o Estado do Paraná e os municípios, onde o governo estadual fornece viaturas, o financiamento para a construção dos Postos de Bombeiros e coloca à disposição um Bombeiro Militar (Sargento) Pertencente ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, que será o responsável pelo treinamento do efetivo, realização de vistorias técnicas e oraganização geral do Posto; e as prefeituras municipais colocam à disposição funcionários municipais denominados Agentes de Defesa Civil, o projeto se destina aos municípios que possuem um índice menor de ocorrências, e desta forma através desta parceria é garantido o atendimento à população destes municípios.

Para se tornar um bombeiro militar é preciso prestar concurso público e passar por um curso de formação. Já para ser bombeiro voluntário faz-se necessário procurar um Corpo de Voluntários e submeter-se a um treinamento básico para poder desempenhar as atividades.

Na maioria dos estados do Brasil o Corpo de Bombeiros Militar é autônomo. Somente nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia são vinculados administrativamente ao Comando da Polícia Militar e à Secretaria Estadual de Segurança Pública. No estado do Rio de Janeiro o Corpo de Bombeiros Militar está vinculado à Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.

O bombeiro civil existe como profissional nos grandes centros desde os anos 1960 e como voluntário desde de 1835. Para ser um bombeiro civil a pessoa precisa ser aprovada em um curso de formação. Existem várias escolas em todo pais, mas hoje ja existe regulamentação, dando margem para a legalidades dos profissionais Bombeiro Civil.

Hoje ja existem Sindicatos, 1 Federação e o CNBC – Conselho Nacional dos Bombeiros Civis onde o Atual Presidente é o Sr. Wespley Pinheiro. Ja escontra-se em formação em alguns Estados os Conselhos Estaduais, onde o primeiro CRBC é o da Bahia, com a Presidencia Interina nas mãos do Senhor Rodrigo Santana. 

Ainda a muito a melhoras, mas sabemos que estamos aqui pra isso e contamos com a ajuda de todos.

podem tirar aqui as suas duvidas que iremos ajuda-los.

Sobre grutaresgate
A nossa Empresa dispõe Treinamentos de alta performance nas áreas Corporativas em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, e neste segmento de serviços tem como missão treinar seus clientes no mais alto nível de ensino, instruindo e formando profissionais em segurança e meio ambiente nas áreas industrial, comercial, prestação de serviços e condominial em todo o território brasileiro. Prestando Consultoria com sucesso a nossa Empresa, consolidou-se no mercado pela dinâmica e pelas novas técnicas abordadas em seus treinamentos como uma das melhores empresas do setor. Com Executivos Especialistas em Engenharia de Segurança e Meio Ambiente e larga experiência industrial, a Rodrigo Santana Consultoria e Treinamentos – Conhecida em todo território nacional como o Grupamento Tático Resgate tem a maioria dos seus técnicos atuando em diversas áreas de âmbito nacional. A empresa, atualmente objetiva através de um aperfeiçoamento contínuo, colocar a sua experiência à disposição dos clientes, realizando com presteza trabalhos técnicos de diferentes tipos, tendo sempre como meta o melhor atendimento. “A qualidade da decisão é como a calculadora arremetida de um falcão, o bom combatente deve ser flexível no seu ataque e rápido na decisão.” Sun Tzu.

2 Responses to O BOMBEIRO CIVIL

  1. cielly disse:

    gostaria de saber sobre o curso de bombeiro civil, onde é realizado, carga horária e valor. Desde ja agradeço cielly

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: