MEDICINA DE URGÊNCIA

ATENDIMENTO INICIAL AO POLITRAUMATIZADO

INTRODUÇÃO

O trauma é uma doença comum em nosso meio. Estima-se que, em 2004, 127,470 pessoas morreram devido a causas externas no Brasil. Portanto, aproximadamente 350 pessoas são vitimas letais de lesões traumáticas  por dia em nosso país. Isso seria comparável a um acidente aéreo por dia. Para cada morte, acredita-se que quatro pessoas tenham sequelas graves, comprometendo sua qualidade de vida e produção econômica.

É BOM LEMBRAR!

A doença trauma é ainda maior causa de mortes nas primeiras quatro décadas de vida, representando uma grande perda social, econômica, principalmente pelo aometimento de adultos jovens.

morte em trauma podem ser separadas em rês picos de incidência de acordo com o intervalo de tempo entre o trauma e o óbito, conforme demostração abaixo:

PICOS DE INCIDÊNCIA DAS CAUSAS DE MORTE EM TRAUMA DE ACORDO COM O INTERVALO DE TEMPO ENTRE TRAUMA E ÓBITO

Primeiro pico:    imediatamente ou minutos após o trauma, principalmente por lesoes graves neurológicas e hemorragias por roturas cardiacas ou de grandes vasos. Essas mortes são consideradas inevitáveis uma vez que o trauma ocorra e, para a sua prevenção, medidas de prevenção deveriam ser empregadas. 

Segundo pico: Ocorre nas poucas horas que se segue ao trauma, principalmente por hatomas intracranianos, obstrução de vias aéreas ou pneumotórax hipertencivos e choques hemorragicos. Seavaliadas a fundo, muitasdessas mortes poderiam ser consideradas evitáveis .  dessa forma, há uma janela de oportunidade no tratamento desses doentes. A chamada golden hour não tem necessariamente 60 minutos, mas diz respeito aos momentos que se seguem ao trauma e é valiosa para o diagnóstico e tratamento de lesão potencialmente letais.

 

 

 

Vamos continuar esta esdição, não percam!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: